Vacinação terá Dia D neste sábado no Estado

 Vacinação terá Dia D neste sábado no Estado

 Ações para coibir aglomerações no Estado são discutidas por autoridades de saúde

Divisor de águas

Crianças e adolescentes podem participar neste sábado da mobilização nacional de multivacinação, chamada de Dia D. A iniciativa faz parte de campanha que pretende atualizar a situação vacinal de menores de 15 anos, além de imunizar contra a poliomielite. A campanha segue até o dia 30.

O objetivo desta campanha é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país. E, para isso, a meta é vacinar, ao menos, 95% deste público. O Brasil não detecta casos de poliomielite (paralisia infantil) desde 1990 e em 1994 recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território. 

Em Santa Catarina, os últimos registros da doença foram em 1989. No entanto, os esforços ainda precisam ser mantidos, com a imunização de todas as crianças, para que o Brasil continue livre da doença. 

Para a campanha de multivacinação, não há uma meta específica. Os principais objetivos desta mobilização são oportunizar o acesso às doses, atualizar a situação vacinal e aumentar as coberturas vacinais. Devido à pandemia do coronavírus, os 295 municípios catarinenses foram orientados a reforçar as medidas de prevenção em todas as salas de vacinação durante o período de realização das campanhas. Desta forma, a higienização, a ventilação dos espaços e o distanciamento social deverão ser respeitados.

O horário de vacinação será de acordo com o calendário de cada cidade.

 Para mulheres

Ainda no sábado, em Tubarão, em alusão à Campanha Outubro Rosa, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), realizará o Dia D para exames preventivos. Os exames serão feitos em cada unidade de saúde. Para isso, quem tiver interesse, deve ligar ou ir até o local agendar o exame.

Fonte: Diário do Sul

Victor Hugo

Related post