Tempo: ressaca no mar e chuva congelada na serra

 Tempo: ressaca no mar e chuva congelada na serra

Uma nova massa de ar frio toma conta do Estado. As temperaturas baixaram ao amanhecer ficando entre 8 e 11ºC em muitas cidades, mas em torno de -1ºC nos morros da Serra.

O centro do ar frio – onde as temperaturas são menores – passa pelo Estado na próxima noite trazendo uma queda grande de temperatura. Desta forma, a sexta deverá amanhecer assim:

-3 a -5ºC na Serra

-1 a 1ºC no Meio Oeste e Planalto Norte

1 a 3ºC no Oeste

3 a 5ºC no Sul, Litoral e Vale do Itajaí

5 a 7ºC no Norte

O dia terá a presença do sol em todas as cidades. O amanhecer de sábado será novamente de temperaturas baixas parecido como o que ocorre na sexta. O sol também aparece entre algumas nuvens. 

Chuva congelada

Durante a manhã de hoje, 2, foi registrado no interior de São Joaquim queda de chuva congelada. Que são minúsculas pedras de gelo que caem ao solo pela atmosfera muito fria. Ela indica uma situação limiar a queda de neve.

Para que os flocos de neve saiam da nuvem e cheguem ao solo é necessário que todas as camadas da atmosfera até a superfície tenham temperatura abaixo de 0ºC. Isso é necessário para que o floco no seu deslocamento não perca suas características. 

Quando uma camada da atmosfera tem uma temperatura um pouco maior, normalmente esse floco, muda para uma situação de pequenas pedrinhas de gelo. O que é chamado de chuva congelada.

Ressaca no mar

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu aviso aos moradores do Litoral do estado por causa da ressaca prevista para esta quinta-feira, com possibilidade de alagamentos costeiros. A recomendação é para que os moradores evitem usar embarcações nas próximas horas porque o mar está agitado e pode haver erosão costeira, segundo a Defesa Civil estadual.

Fonte: Leandro Puchalski 

Victor Hugo

Related post