Saldo positivo confirma retomada da economia

 Saldo positivo confirma retomada da economia

Pelo segundo mês consecutivo, a Amurel registra saldo positivo na geração de empregos. Em julho, foram criadas 197 novas vagas de trabalho na região, número ainda maior que em junho, que tinha somado 64 trabalhos formais a mais gerados. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Dos 18 municípios, dez apresentaram mais admissões do que demissões em julho. Destaque para Braço do Norte, que teve saldo positivo de 145 empregos a mais gerados.

Desde o início da pandemia do coronavírus, em março, a região vinha amargando números negativos, com mais desligamentos do que vagas criadas. Em junho, o mercado começou a reagir e a situação está começando a apresentar melhoras. Até mesmo nos municípios que ainda apresentam saldo negativo, os números já começam a ser menores de demissões. 

Entre os setores responsáveis pelo índice positivo de novas vagas de trabalho formal em julho, a indústria foi a que apresentou o melhor saldo na Amurel, com 218 admissões a mais que desligamentos. O segmento da construção civil vem em segundo, com 41 empregos a mais, seguido do comércio, com 34, e a agropecuária, com saldo positivo de 25 novos postos de trabalho no mês passado.

Já o setor de serviços foi o que mais demitiu em julho, com saldo negativo de 136 demissões a mais que novas vagas criadas.

Resultado em Santa Catarina

A economia catarinense encerrou o mês de julho com saldo de 10.044 novas vagas de emprego. O resultado é o melhor em 16 anos, desde que iniciou a série histórica, que analisa dados desde 2004. Também representa o maior saldo entre os estados do Sul e o terceiro na comparação com o restante do país, atrás apenas de São Paulo (22.967) e Minas Gerais (15.843).

Fonte: Jornal Diário do Sul

Victor Hugo

Related post