Novo sistema de emissão de alertas é desenvolvido pela Defesa Civil de SC

 Novo sistema de emissão de alertas é desenvolvido pela Defesa Civil de SC


A Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) colocou em funcionamento a partir de hoje (14) a nova plataforma para emissão de alertas de curtíssimo prazo (Nowcasting), utilizada nos alertas das previsões com no máximo seis horas antes do evento climático. O sistema foi desenvolvido pela equipe de meteorologistas da DCSC com custo zero e tem o objetivo de informar melhor a população durante o monitoramento meteorológico no Estado.

Esta é uma nova forma de comunicação dos alertas das tempestades que ressalta ainda mais as cores que informam a severidade do evento. Ou seja, observação com a cor amarela representando nível moderado, atenção com o laranja, destacando nível alto, e o alerta na cor vermelha que demonstra risco muito alto.

“Buscamos aperfeiçoar o monitoramento meteorológico da Defesa Civil tanto com a contratação de uma equipe capacitada de meteorologistas, quanto com a utilização das mais modernas tecnologias”, destacou o Chefe da DCSC, João Batista Cordeiro Júnior.

Segundo ele, este é um trabalho de prevenção que prepara a população para o enfrentamento e o impacto de tempestades intensas. “Nosso Estado está localizado em uma região recorrente de eventos extremos e devemos ter uma atenção especial para preservar vidas e reduzir os prejuízos”, finalizou.

As mensagens enviadas via SMS, Google e através das emissoras fechadas de televisão não sofrem alterações e continuarão a serem enviadas a partir do nível de atenção. O produto foi desenvolvido com base nos mais eficientes sistemas de alertas meteorológicos do mundo.

O sistema, desenvolvido inteiramente em Santa Catarina, é inédito no Brasil e será operado através de uma plataforma dinâmica que possibilita que a informação seja transmitida, com poucos clicks, de maneira simples e ágil para todo o território catarinense. Os alertas serão disponibilizados através de publicações nas redes sociais e página oficial da DCSC.

“Este novo produto traz uma arte gráfica mais fácil de compreender e diversas inovações como o destaque para os tipos de eventos”, explicou o coordenador de monitoramento e alerta da DCSC, Frederico de Moraes Ruthorff. De acordo com ele, a DCSC conta com um sistema de meteorologia que opera de forma contínua, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, e o novo sistema vai trazer mais eficiência no trabalho realizado.

Fonte: DCSC/Centro de monitoramento e alerta da DCSC – Foto: Flávio jr/DCSC

Victor Hugo

Related post