Leitos da UTI pelo SUS estão 100% ocupados no HNSC

 Leitos da UTI pelo SUS estão 100% ocupados no HNSC

 Todos os 12 leitos da UTI Adulto via SUS do Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, disponibilizados para pacientes com covid-19 estão ocupados. Até ontem no início da noite, a taxa de ocupação estava em 100% de pessoas confirmadas ou com a suspeita da doença. 

O HNSC também tem outros oito leitos próprios para particular e convênio destinados a pacientes com coronavírus (confirmados ou suspeitos), cuja ocupação está em 12,5%. Já a enfermaria voltada para a covid-19 está com ocupação de 67%. 

Ontem, o HNSC conquistou a habilitação de cinco leitos de covid-19 para a UTI Pediátrica, conforme publicado no Diário Oficial da União. O hospital, que é referência para os 18 municípios da Amurel, agora passa a contar com 17 leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) para atender exclusivamente a pacientes com o novo coronavírus, sendo 12 na UTI Adulto e cinco na UTI Pediátrica.

O HNSC ressalta, ainda, que já solicitou, via Ministério da Saúde, o credenciamento de mais cincos leitos de covid-19 também para a UTI Adulto, para auxiliar no duro enfrentamento dessa pandemia, e aguarda as próximas providências. Conforme anunciado na última semana pelo diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, a habilitação já foi assinada, faltando agora apenas os trâmites burocráticos para a liberação efetiva, que deve ocorrer nos próximos dias. 

No Hospital Socimed, há dez vagas de UTI (todas para particular ou convênio), com possibilidade de abertura de mais dez leitos conforme a demanda. Até ontem, das sete vagas disponibilizadas para covid-19, quatro estavam ocupadas com pacientes ainda com suspeita da doença. As outras três vagas de UTI estavam ocupadas por pacientes com outras enfermidades. 

De acordo com Daisson Trevisol, o credenciamento independe do município, que segue cobrando do governo. “Ele precisa vir do Estado, e é o que estamos solicitando”, pontua.

Em 27 de abril, o Ministério da Saúde já havia credenciado dez leitos SUS para o HNSC. Na época, o hospital possuía, ao todo, 30 vagas na Unidade de Terapia Intensiva, sendo 20 para o SUS. Com o credenciamento no final de abril, o HNSC passou a ter 40 vagas, sendo 30 para o SUS e, destas, 12 destinadas exclusivamente a pacientes com coronavírus.

Leitos no Sul

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde de Tubarão, Daisson Trevisol, explica que hoje, em caso de lotação esgotada na UTI pelo SUS, os pacientes serão encaminhados para os hospitais no Sul com capacidade de leitos, como Criciúma ou Araranguá. “Esta é uma situação que tem nos preocupado muito, porque a cada dia sobe o número de internações. No HNSC, por exemplo, até ontem todas as vagas SUS para covid-19 já estavam ocupadas”, completa. Segundo dados do governo do Estado, até ontem havia, ao todo, 146 leitos ativos de UTI no Sul de Santa Catarina. Destes, 32 estão ocupados por pacientes com covid-19, o que representa 21,9% da ocupação. Eles também apresentam que há outros 79 leitos sendo ocupados por doentes com outras enfermidades e 35 ainda estão livres.

Fonte: Jornal Diário do Sul

Victor Hugo

Related post