Hospital ainda aguarda recursos para UTI

 Hospital ainda aguarda recursos para UTI

Há dois meses, Laguna segue com a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos de portas abertas. Contudo, o recurso para o funcionamento do setor, prometido pelo Estado, ainda não tem data para ser liberado. Para manter o funcionamento, a manutenção tem sido feita às custas da instituição.

Ao menos R$ 450 mil são necessários para manter a terapia intensiva em atividade. Em nota, a administradora Cheyenne de Andrade Leandro fala que o hospital vem utilizando de recursos próprios para o custeio e manutenção da unidade, tendo em vista que a habilitação para a UTI covid-19 não foi liberada até o momento pelo Ministério da Saúde, não sendo repassados recursos para tal finalidade. 

A unidade foi aberta ao público após o hospital ter firmado um convênio com a prefeitura, que cedeu recursos para o término da construção.  Ainda conforme o hospital, enquanto o processo de habilitação encontra-se em análise no Ministério da Saúde, o governo do Estado repassaria R$ 480 mil, que manteria o custeio da unidade durante um mês e seria renovado por mais meses até que a mesma seja habilitada.

Questionada pela reportagem do DS, a assessoria da Secretaria de Saúde do Estado informa que a questão do repasse está sendo avaliada e ainda não há prazo (para liberação do recurso). Em setembro, o governo federal autorizou mais 25 leitos para coronavírus em Santa Catarina. Porém, nenhum foi autorizado na região.

Em Imbituba, custeio vem da prefeitura

Além de Laguna, o Hospital São Camilo aguarda para que os leitos de UTI covid-19 sejam habilitados pelo governo federal. Segundo a diretora do Hospital São Camilo, Luciene Meurer, a unidade busca junto à secretaria de Saúde e Ministério da Saúde a habilitação dos dez leitos de UTI, abertos em setembro. “Enquanto aguardamos a publicação da portaria, o município de Imbituba estará nos auxiliando no custeio destes leitos pelo período de até 60 dias. Acreditamos que nestes dois meses tudo esteja resolvido”, diz Luciene.

Habilitação do Governo Federal

Com a habilitação dos leitos de UTI covid-19 pelo governo federal, o Ministério da Saúde destina recurso para que estados e municípios possam custear esses leitos enquanto houver necessidade em decorrência da pandemia.

Fonte: Diário do Sul

Victor Hugo

Related post