Estado e cidades realizam mobilização contra a dengue

 Estado e cidades realizam mobilização contra a dengue

O ano de 2020 foi marcado pelo registro do maior número de casos confirmados de dengue em Santa Catarina. Para alertar a população e para incentivar a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti, o Estado se prepara para uma semana de mobilização contra o mosquito. 

Em Imbituba, por exemplo, até esta sexta-feira, as equipes de combate a endemias realizam uma pesquisa em todos os bairros da cidade para verificar o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. É o chamado levantamento de índice rápido. Esse trabalho é realizado, apenas, em municípios considerados infestados.

Todos os 38 focos identificados em maio, em Imbituba, seguem em monitoramento, afinal, esse tipo de protocolo é mantido como forma de tratamento. “Trata-se de uma varredura em todos os bairros de Imbituba. A nossa equipe inteira está em ação”, diz o coordenador do Programa de Combate ao Aedes aegypti, Eduardo Carvalho.

No Estado, a mobilização contra o mosquito acontece do dia 30 até 5 de dezembro. “Essa é uma atividade que deve ser realizada em todos os municípios infestados por Aedes aegypti no território nacional. Esse é um trabalho feito com bastante qualidade, por isso, envolve muitos agentes para o atendimento em diversos locais e imóveis, diz a bióloga da Secretaria de Estado da Saúde, Sabrina Fernandes Cardoso.

Fonte: Diário do Sul

Victor Hugo

Related post