Eleições municipais: treinamento de mesários começa hoje

 Eleições municipais: treinamento de mesários começa hoje

A dois meses e meio das eleições municipais – agendada para o dia 15 de novembro – a Justiça Eleitoral inicia hoje o treinamento para os mesários que atuarão no pleito. Porém, neste ano, em razão da pandemia de Covid-19, a capacitação será realizada preferencialmente pela modalidade de ensino a distância (EaD).

O treinamento será feito no Portal de Educação a Distância do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e também pelo aplicativo da Justiça Eleitoral, que pode ser baixado nas lojas virtuais Apple Store e Google Play. “A gente está fazendo o máximo possível online. O que for pelo portal do mesário, é tudo online e o treinamento é todo virtual também. Todo em EaD”, explica o chefe de Cartório da 92ª Zona Eleitoral de Criciúma, José Reus Antônio.

Para participar do curso, o cidadão precisa ter sido previamente convocado pelo cartório eleitoral e ter recebido na sua carta de convocação as instruções para se inscrever no treinamento (local, data, turma e chave de inscrição). Excepcionalmente, por impossibilidade de acesso às plataformas digitais, problemas de conexão com a internet e outras restrições, alguns mesários poderão receber treinamento presencial.

Como em anos anteriores, os Correios serão responsáveis pela entrega de uma parte das cartas de convocação, em que constam a data e a modalidade do treinamento (presencial ou a distância), o período e o meio de acesso ao treinamento (Plataforma de Ensino a Distância ou via aplicativo). Em Santa Catarina, as convocações poderão ser enviadas por e-mail, WhatsApp ou SMS para os mesários (voluntários ou não), desde que autorizado previamente.

Fonte: TNSul

Victor Hugo

Related post