Covid: Novas restrições devem ser divulgadas nesta semana

 Covid: Novas restrições devem ser divulgadas nesta semana

Nos próximos dias, municípios da região devem emitir um novo decreto contendo alguns protocolos para a liberação de atividades, mas, principalmente, novas restrições. O aumento do número de casos nos últimos dias gerou maior preocupação, e um comitê foi criado para tratar sobre todas estas ações. Uma reunião ocorrerá hoje para começar a alinhar os procedimentos.
Segundo o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Daisson Trevisol, que coordena o comitê, a intenção é tratar dos protocolos, liberações e restrições que podem ocorrer nas próximas semanas. “Estamos discutindo bastante o assunto, com bastante técnica, neste comitê que é formado por vários profissionais não só da área da saúde, mas também do Direito e da Gestão, para que possamos tomar a melhor atitude a partir de agora.
“Estamos numa situação crítica na região e em todo o Estado com o aumento do número de casos. Nossa preocupação neste momento não é com aquilo que é liberado com protocolo, porque isso impacta um pouco menos; a nossa preocupação é com o que não é liberado e as pessoas estão fazendo ou que tenha liberação mas está fugindo do controle. Isso é que será avaliado. Este é o momento de tomar algumas atitudes, e nós vamos tomar”, pontua Daisson.
Já na semana passada, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) de Tubarão esteve reunido para discutir quais medidas podem ser tomadas para evitar que os recentes episódios de aglomeração em estabelecimentos comerciais da cidade se repitam.
Entre as medidas sugeridas estão a abertura de bares e restaurantes somente até a meia-noite e o uso de máscaras para todas as pessoas dentro ou fora dos estabelecimentos. O atual decreto municipal exige o acessório somente no interior de estabelecimentos comerciais e ambientes fechados.
Decisões serão tomadas de forma regionalizada
As sugestões foram encaminhadas para a Amurel e a comissão de saúde envolvida com a questão da pandemia da covid-19. O GGI é formado pela prefeitura de Tubarão e vários órgãos que atuam direta ou indiretamente na área de segurança pública. “Os encaminhamentos serão validados em reuniões na Amurel e com a comissão de saúde. Inicialmente, vamos reduzir o funcionamento de horário de bares e outros estabelecimentos que possam ter problemas com aglomerações, mas se percebermos que as pessoas continuarão frequentando esses lugares sem máscaras e os devidos cuidados recomendados, poderemos reduzir ainda mais e, eventualmente, até voltar a fechar os locais. Não é a nossa vontade, mas é uma possibilidade que não está descartada”, destacou o prefeito Joares Ponticelli.

Uso obrigatório das máscaras

Desde ontem, o uso de máscaras em prédios públicos e comércio de modo geral também passou a ser obrigatório em Capivari de Baixo. A obrigatoriedade é ainda para uso de táxi ou transporte compartilhado de passageiros e para o desempenho de atividades em ambientes compartilhados com outras pessoas. O prefeito Nivaldo de Sousa publicou o decreto como forma de enfrentamento ao avanço da pandemia da covid- 19.

Diário do Sul

Victor Hugo

Related post