Cidade de Orleans completa 107 anos no domingo

 Cidade de Orleans completa 107 anos no domingo

 Neste domingo, Orleans completa 107 anos de emancipação. O município conta com uma população da colonização italiana, alemã, leto e polonesa. Terra de princesa e conde, Orleans ganhou o nome da família de Conde d’Eu, que visitou a cidade em 26 de dezembro de 1884.

A emancipação política da cidade veio em 30 de agosto de 1913. Atualmente, Orleans preserva a cultura dos imigrantes através de canções, gastronomia e costumes. O Museu ao Ar Livre preserva a história dos colonizadores através de objetos e moinhos utilizados antigamente. A arte da cidade está visível nos paredões de pedra às margens do rio Tubarão, esculpidos pelo artista orleanense conhecido como Zé Diabo.

Segundo a história da cidade, em uma das viagens à região, o conde estava vistoriando as obras, parou perto do rio Tubarão e disse que por ali nasceria uma cidade chamada Orleans. Foi essa história do nome. Do dote de uma princesa, uma cidade com um presente e futuro promissores. Este ano, devido à pandemia, não terá festa de comemoração com a tradicional “Semana Cultural”, que costuma marcar a data.

Fonte: Diário do Sul

Victor Hugo

Related post