Black Friday: Procon de Tubarão alerta sobre ações preventivas ao realizar compras

 Black Friday: Procon de Tubarão alerta sobre ações preventivas ao realizar compras

A poucos dias para a realização da Black Friday – que, este ano, acontecerá em 27 de novembro -, o Procon de Tubarão alerta para a importância de redobrar os cuidados, apostando em pesquisas, antes de realizar as tradicionais compras. 

Realizada anualmente no Brasil, desde 2010, a data faz parte de um movimento independente, em que os lojistas escolhem se querem ou não participar. Os descontos podem chegar até 70%, facilitando que as pessoas comprem um produto tão sonhado por elas. 

Diante disso, O Procon de Tubarão alerta sobre os direitos dos consumidores, pois mesmo sendo uma data em que os valores estão mais acessíveis, o consumidor deve ficar atento para não cair em “pegadinhas”.

Portanto, esteja atento às seguintes orientações:

– Todos os direitos do consumidor são válidos, mesmo se tratando de produtos na promoção;

– Sites confiáveis possuem um cadeado e endereço eletrônico HTTPS, pois as informações são criptografadas, o que dificulta o acesso a dados pessoais.

– Realizar um cadastro no site em que deseja realizar as compras e monitorar preços dias antes da Black Friday para verificar se as ofertas anunciadas estão sendo cumpridas;

– Procurar no site as informações sobre o fornecedor, tais como CNPJ, nome da empresa e telefone para contato;

– Todos os produtos expostos na vitrine devem conter a informação sobre o preço, o valor total a prazo, bem como o número de parcelas;

– De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras realizadas fora do estabelecimento comercial, o consumidor terá o prazo de 07 (sete) dias para “se arrepender” e pedir o cancelamento da compra. O prazo começa a contar a partir da data da compra ou do recebimento do produto;

– Solicitar a nota fiscal do produto e guardar os comprovantes, pois eles facilitarão possíveis trocas e garantias;

– Se a compra foi realizada em Loja Física e o consumidor teve a oportunidade de verificar o tamanho e todas as características do produto, a troca só será realizada se o produto apresentar defeito;

– Garantia: Mesmo na promoção, todos os produtos possuem garantia, se não for a contratual, será a garantia legal (90 dias para produtos duráveis e 30 dias para produtos não duráveis);

– Todos os produtos de mostruário também possuem garantia. O consumidor deve exigir que o vendedor anote na nota fiscal os possíveis defeitos que o produto possa apresentar, pois, caso o produto venha a apresentar qualquer tipo de problema no prazo da garantia que não tenha sido relatado na Nota Fiscal, ele poderá exigir do fornecedor o reparo ou a devolução do dinheiro;

De acordo com a Coordenadora do Procon, Andresa Fontanela, além dessas orientações, os consumidores devem ficar atentos com promoções muito atrativas e valores abaixo da média, “pois os preços podem parecer tentadores, mas na maioria das vezes são estratégias para ludibriar os consumidores, como por exemplo, dobrar o valor do produto na véspera e aplicar o desconto de 50% na promoção”, observa.

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor deve entrar em contato com o Procon através do telefone: 3621-9818 ou pelo e-mail [email protected]

Fonte: HC Notícias

Victor Hugo

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